quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Conheça o Histórico da comunidade do Caic e o diagnóstico da Intituição



O CAIC Júlia Kubitschek de Oliveira, situado à AR 13 conjunto 03 Área Especial 01,Sobradinho 2-DF foi criado pela Resolução 4195,de 28/07/93,do Conselho Diretor da extinta FEDF.
Funciona em prédio próprio, foi construído especificamente para ser uma unidade de serviço. Atualmente funciona como Unidade de Ensino e ocupa um terreno de 18.862 m2 sendo 7.919 m2 de área construída. As instalações, em muitas áreas não são adequadas à demanda, pois várias turmas ocupam espaços adaptados. Um dos maiores problemas enfrentados é a precariedade das instalações hidráulicas e elétricas da escola, que necessitam de uma reforma urgente para atender os quase 2200 alunos que estaremos atendendo no ano de 2008. No ano de 2006, uma reforma no telhado da escola, minimizou problemas de furto, entrada de animais e outros desconfortos, mas não resolveu o maior problema que é a reforma emergencial dos banheiros e a reestruturação da iluminação interna e externa da escola.Em 2007,alguns serviços de manutenção nas redes elétrica e hidráulica foram realizados minimizando os problemas.Mesmo assim se faz necessária a reforma dessas áreas.Outra situação grave a ser resolvida o mais rápido possível,é a reforma de boa parte do muro que circunda a escola e que está apresentando sinais de queda.
Encontram-se regularmente matriculados nesta U.E. aproximadamente 2072 alunos, distribuídos em turmas do maternal à 3ª série do Ensino Fundamental, totalizando 81 turmas.Este ano o projeto “Acelera”, segunda parte da parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a SEDF, dá continuidade ao programa de regularização de fluxo dentro das séries iniciais. Muitas crianças da comunidade entre 3 e 4 anos ficaram sem atendimento por causa do número de vagas disponíveis.É constante a procura de vagas para turmas de Educação Infantil nas referidas idades.
O número de alunos por sala atende o que determina a Estratégia de Matrícula das escolas públicas do DF,o que não significa que a escola esteja preparada estruturalmente para atender às exigências deste documento.Novamente,alguns alunos portadores de necessidades especiais da Educação Infantil deixaram de ser contemplados com as reduções previstas pela Equipe de Apoio à Aprendizagem,em função de não autorização da SUBIP. Ainda se tratando de ensino especial,a escola não possui classe especial,apenas turmas de integração inversa.Por não possuir alunos com deficiência auditiva severa,a escola também não dispõe de profissional intérprete em LIBRAS.Em se tratando de atendimento para aluno surdo cego,a escola não possui intérprete,por não atender alunos com essa especificidade.Após reestruturação do atendimento do Ensino Especial,a escola não é mais atendida por professor itinerante.
A clientela que compõe atualmente o corpo discente do CAIC é proveniente das seguintes áreas: Sobradinho Dois, Vila Rabelo, Setor de Mansões e áreas próximas à escola, através do tele matrícula (156) e atendimento na própria escola através do remanejamento interno e vagas remanescentes. São alunos de classe média baixa, predominando famílias onde pais e mães trabalham fora, empregados em várias áreas. A maioria recebe auxílio de programas do governo e ainda sim, a escassez de recursos é uma constante no meio.
Um fator que vem dificultando o bom desempenho dos alunos é a falta de participação da família no processo ensino-aprendizagem dos filhos, de forma que podemos observar os efeitos negativos destas negligências que na maioria das vezes advêm da desestruturação familiar, ou seja, crianças que são criadas com avós, tios, etc. Observa-se que alguns alunos demonstram pouco interesse em participar das atividades propostas pelos professores. Outro fator de dificuldades é a falta de integração e participação efetiva de alguns profissionais da educação em seu trabalho pedagógico. Entretanto, estamos procurando sanar tais dificuldades através de encontros e reuniões com os mesmos para estudos a fim de oferecer uma melhor educação, contribuir para a realização de um verdadeiro Estado Democrático onde todos tenham acesso à escola e, portanto a uma educação significativa.
Os alunos encontram grandes dificuldades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática o que evidencia que teremos que procurar uma forma mais dinâmica com metodologias inovadoras que venham a contribuir na aprendizagem destes alunos, principalmente nas 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental. Os alunos lêem e interpretam com dificuldades, além de escrever de maneira rudimentar. O problema da reprovação nestas disciplinas ocorre na maioria das escolas do município não sendo, portanto, uma realidade exclusiva desta Instituição. Todos os alunos têm o livro didático bem como o professor.
O corpo docente é composto atualmente por 71 profissionais, além dos 30 contratos temporários que se encontram na escola para suprir licenças médicas. A equipe, após o projeto da Gestão Compartilhada conta com 5-cinco - cargos de confiança, com formação diversificada. Em relação ao ano passado, a situação melhorou, porém ainda não é a ideal para uma escola como o CAIC, em função da grandeza de sua estrutura e número da clientela atendida. A situação ideal seria aumentar mais um supervisor pedagógico e um administrativo.
Após publicação da portaria, outro problema foi minimizado: o que diz respeito à coordenação pedagógica. As coordenadoras (4-conforme a portaria), o elo entre corpo docente, direção e demais membros envolvidos no projeto escolar, estão buscando novas estratégias para melhorar o trabalho pedagógico, bem como trabalhar em parceria com o corpo docente.
Neste ano a escola ganhou um profissional para a Sala de Leitura (20 horas). O espaço está sendo revitalizado, apesar de ter diminuído. O espaço utilizado ano passado deu lugar a mais uma sala de aula.
A equipe de Apoio à Aprendizagem conta atualmente com 2 profissionais e há carência de mais um.Há duas salas de recurso funcionando na escola com um profissional em cada uma.suas propostas de trabalho serão mostradas na organização pedagógica.Recebemos no mês de abril uma orientadora educacional,que auxiliará no trabalho com os alunos diretamente.
No que se refere ao lanche, a merenda oferecida procede de recursos do PNAE, PNAC e FNDE. A creche, além do lanche oferecido também no Ensino Fundamental e demais turmas da Educação Infantil, ainda recebe café da manhã, almoço e jantar. Com recursos da APAM, alguns incrementos como alho, cebola e outros temperos são comprados com o objetivo de tornar a merenda mais saborosa. Este ano,a escola trabalhará com o projeto de Educação Integral,ampliando a merenda com a oferta do almoço(projeto na íntegra - Projetos Especiais).
Com o auxílio do programas PDAF, de descentralização financeira, bem como PDDE e APAM, a escola continuará adquirindo bens e materiais que possam proporcionar o crescimento da escola como um todo, beneficiando diretamente os alunos e demais membros da comunidade. O valor da APAM decidido pela comunidade escolar este ano foi de R$2,00(dois reais). Esperamos que a participação dos alunos aumente em relação ao ano passado. Como forma de beneficiar os contribuintes, a escola estará oferecendo um kit bimestral de material, como no ano passado para incentivar o pagamento, além dos adesivos que cada criança recebe por pagar a APAM cada mês.
O fortalecimento do Conselho Escolar vem se intensificando ao longo dos anos, apesar da participação dos pais ser ainda, um desafio para nós, enquanto direção e corpo docente.Nos primeiros momentos oferecidos pela escola desde o início do ano,a participação tem se tornado cada vez maior,o que muito impulsiona todo o grupo a melhorar os serviços aqui oferecidos e estreitar os laços entre a comunidade e a escola.Este ano,o Conselho escolar pretende ampliar sua participação no processo de tomada de decisões da escola,iniciativa de seu próprios participantes e metas para tornar as ações dessa instituição mais efetivas.
Confiante na responsabilidade de que cada um exerça seu papel dentro deste espaço socialmente ativo, com vistas a melhorar cada vez mais a educação que aqui é ofertada, todos têm a intenção de continuar trabalhando para melhorar a escola em todos os aspectos.

Um comentário:

  1. oi gente meu nome e lorena e eu entrei no caic quando eu tinha 3 anos e agora eu estou com 10 anos eu gosto muito de la.Os profesores davam muito apoio e eu conheço um monte de funcionarios xau xau

    ResponderExcluir